Benefícios da liberação miofascial para dor lombar: físico e emocional

25 de janeiro de 2019

A dor lombar já se tornou comum na vida de muitas pessoas. Isso quer dizer que muitos pacientes com essa condição procuram tratamentos fisioterápicos. Então, as chances de alguém com dor lombar procurar o seu consultório para conseguir ajuda para aliviar a dor são altas. E a melhor maneira para recebê-las é oferecendo tratamentos que são de fato efetivos. E, como em muitos casos, os benefícios da liberação miofascial são impossíveis de ignorar.

Causas da dor lombar e porque a Liberação Miofascial apresenta benefícios

A dor lombar pode ser causada por diversos motivos. Mas quando a dor é causada por rigidez dentro do sistema fascial o diagnóstico é mais difícil. Afinal, as restrições fasciais não aparecem em exames de ressonância magnética ou raios-X.
A fáscia costuma ser flexível, dando suporte à todo o nosso organismo. No entanto, quando danificada, as suas restrições podem desempenhar um papel significativo no aparecimento de dores e disfunções. As dores podem se estender à estrutura da coluna, extremidades e órgãos.
Mas o contrário também é possível. Traumas na região das costas (ou em qualquer outro lugar) também afetam a fáscia, danificando-a e consequentemente causando dor. Em adultos a dor lombar tem uma forte associação com a frequência com que realizamos certas tarefas e como as realizamos: a má postura também prejudica a fáscia.
Recomendamos que visite nosso blog que fala tudo o que você precisa sobre esse tecido. Vale a pena, assim fica ainda mais fácil de perceber a importância dele no dia-a-dia das pessoas!
Por isso, os benefícios da Liberação Miofascial em pessoas com dores lombares são tão significativos. A fáscia é decisiva em muitos casos e a liberação miofascial age diretamente sobre ela com sua técnica de pressão sobre o corpo do paciente. Proporcionando, com isso, a diminuição das restrições, aumentando a amplitude dos movimentos, devolvendo a flexibilidade de toda a coluna e da fáscia. O que resulta no alívio da dor.
Apenas isso já é bastante coisa. Mas você sabia que a dor lombar também é causada por problemas com a qualidade do sono e com a depressão? A liberação miofascial também tem benefícios para esses casos.

Problemas emocionais, dor lombar e os benefícios da Liberação Miofascial

liberação miofascial benefícios 2
Imagem: Shutterstock

Estudos já comprovaram que os benefícios da liberação miofascial também incluem a melhora da qualidade do sono e da depressão.
O estresse emocional tem forte relação com a dor e isso já foi reconhecido. Depressão e ansiedade são as duas formas mais comuns de distúrbios psicológicos observados em pacientes com dor lombar crônica. E sabe-se bem que o sono inadequado é causa conhecida de vários distúrbios psicológicos e fisiológicos: no humor, na dor e na qualidade de vida. Tudo está relacionado. Assim como a fáscia também afeta todo o corpo. Já vimos isso anteriormente.
A liberação miofascial é uma técnica altamente interativa que requer resposta do corpo do indivíduo para encontrar a direção, a potência e a duração da pressão para auxiliar no relaxamento dos tecidos restritos. E é graças a isso que os benefícios da liberação miofascial também são sentidos contra a ansiedade e a depressão.

A depressão

A razão por trás disso é que a ansiedade e o estresse em pacientes com dor lombar resulta em alterações nos tecidos fasciais. E em decorrência, os pontos-gatilho que causam dor são ativados. Eles produzem uma dor ainda mais severa do que a que o paciente já tinha. Isso é uma predisposição para a depressão.
Como já vimos, a liberação miofascial relaxa os movimentos restritos da coluna, levando à redução da dor na região lombar. Essa redução também promove mudanças psicológicas. Isso acontece porque a técnica terapêutica pode ajudar o sistema nervoso – também perpassado pela teia fascial. Reduzindo, com isso, restrições até mesmo em uma das membranas que cobre o cérebro, permitindo uma melhor circulação e auxiliando no combate à depressão.
É importante dizer que o fato da fáscia passar por todo o corpo, sendo também ininterrupta, faz com que uma massagem em uma única área tenha efeito em outra áreas tocadas por ela. Portanto, a membrana cerebral que acabamos de mencionar!
A redução da dor física, portanto, não é o único benefício de quem passa pelo tratamento da liberação miofascial.

A qualidade do sono

A liberação miofascial também traz o benefício de correção de disfunções na fáscia em nível intestinal! Afinal, como já vimos, ela também envolve os órgãos. Isso facilita o sono e auxilia na secreção de serotonina. A serotonina age como um calmante para o corpo e automaticamente causa a diminuição do hormônio do estresse.

liberação miofascial benefícios
Imagem: Shutterstock

Vimos que os benefícios da liberação miofascial vão muito além da dor física. Ela também age sobre causas da dor lombar que pertencem à esfera psicológica do paciente. Portanto, ela é hoje considerada uma das terapias mais completas.
Para saber ainda mais sobre os benefícios da liberação miofascial clique aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *