Áreas da Fisioterapia: você conhece todas elas?

13 de dezembro de 2017

Dentre muitas as ciências existentes, a Fisioterapia é aquela que estuda, diagnostica, previne e recupera pacientes com distúrbios cinéticos funcionais, que podem ocorrer tanto em órgãos como nos sistemas do corpo humano.
Mas, Fisioterapia é isso? Sim! Mas também é muito mais! Suas áreas de atuação são diversas, variando de acordo com o problema apresentado pelo paciente.
O blog de hoje traz um pouco mais sobre essas sub-áreas da Fisioterapia. Confira:

Fisioterapia Neurológica

Também conhecida como Fisioterapia Neurofuncional, tem como principal objetivo o tratamento e a amenização de sintomas de alteração neurológica, sejam aqueles que englobam problemas motores, ou não. Mais comum entre os adultos e idosos, ela atua na coordenação motora, no equilíbrio, na força e nos movimentos.

Fisioterapia Gerontológica

Essa área trata de uma faixa etária que merece total atenção: a dos idosos. Com a idade, há uma maior predisposição a doenças cardiovasculares, infecções, osteoporose, entre outros. Sendo assim, a Fisioterapia Gerontológica ou Geriátrica, ajuda a tratar – e prevenir – patologias que comuns nessa fase da vida.

Fisioterapia Pediátrica

áreas da fisioterapia

Se existe uma área especializada para a melhor idade, também existe uma destinada àqueles que ainda estão iniciando seus passos. Seu foco está no tratamento de disfunções e recuperação dos movimentos, problemas respiratórios ou mesmo tratamento neurológicos. A Fisioterapia Pediátrica é especializada no tratamento de bebês e crianças, e combina a fisioterapia com a psicologia, a fim de proporcionar o melhor tratamento aos pequenos, sem traumas.

Fisioterapia Respiratória

Por mais curioso que pareça, é um dos ramos mais procurados da fisioterapia, pois tem como objetivo restabelecer e prevenir alterações cardio-pulmonares, decorrentes de alterações ou distúrbios crônicos e agudos. Problemas de bronquite, pneumonia ou broncopneumonia, por exemplo, podem ser tratados através da Fisioterapia Respiratória.

Fisioterapia do Esporte

áreas da fisioterapia
Ou Fisioterapia Desportiva, é uma área da fisioterapia direcionada aos atletas – sejam eles amadores ou profissionais, devido às sobrecargas musculares e ósseas. Aliado a Medicina Esportiva, esse tratamento fisioterapêutico tem como objetivo reabilitar o físico do atleta para que ele possa voltar a prática esportiva o mais rápido possível.

Fisioterapia do Trabalho

Aliada à Terapia Ocupacional, essa especialidade é voltada para o lugar onde muitos passam sua maior parte do dia: o trabalho. Ela atua de forma preventiva e terapêutica, a fim de reduzir os casos de doenças ocupacionais como L.E.R, ansiedade, D.O.R.T e também a depressão.

Fisioterapia Traumato-Ortopédico-Funcional

áreas da fisioterapia
Talvez seja essa a mais famosa das áreas da fisioterapia. Responsável pela prevenção, tratamento e recuperação de problemas que acometem os ossos e a musculatura, utiliza recursos fisioterapêuticos para auxiliar e aumentar a capacidade de movimentação do paciente, assim como estimular a circulação e as dores provenientes de fraturas, traumas ou entorses.

Fisioterapia Dermato Funcional

Essa especialidade emprega os efeitos terapêuticos da Fisioterapia em disfunções de ordem estética, ou seja, trabalha na reabilitação do nosso maior órgão: a pele. Seu estudo abrange o desenvolvimento e a restauração dos órgãos e do sistema que o compõem.

Fisioterapia Manipulativa

áreas da fisioterapia
Essa é uma área de especialização da fisioterapia que utiliza técnicas manuais e exercícios terapêuticos no tratamento de condições neuro-músculo-esqueléticas.

Foi pensando na Fisioterapia Manipulativa que a Reabilitech, em parceria com o Instituto Cefisa, criou uma linha completa de produtos para auxiliar na liberação da tensão. A Linha Gatilhex auxilia o trabalho manual do fisioterapeuta, evitando a sobrecarga nas mãos. Já a Linha Mioblaster auxilia no tratamento de tensões, através da Liberação Miofascial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *